Monday, March 26, 2007

Os despojos da noite televisiva


Aproveitei a iminência da folga para acompanhar o programa "Grandes Portugueses" até ao fim. Maravilhei-me com a forma como Ana Gomes esqueceu as atrocidades cometidas por Vasco da Gama no contacto com os povos que encontrou ao longo das suas viagens. Diverti-me com a voracidade com que a descendente de Fernando Pessoa afastou a possibilidade de o grande poeta ser alcoólico e homossexual muito embora não seja (como é óbvio) sua contemporânea. Quando chegou a altura de apresentar o "pódio" estava já conformado com a possível ordem em que apareceriam Oliveira Salazar, Álvaro Cunhal e Aristides de Sousa Mendes: as três principais figuras da História de Portugal não podem ser um ditador que dedicou a vida a isolar o país numa espécie de quarto de hospital esterilizado, um tenebroso líder partidário cúmplice do único tipo de regime no mundo ocidental capaz de concorrer em barbárie com o nazismo e um diplomata cuja influência para aquilo que somos é mínima, muito embora tenha feito algo extremamente louvável na presumível consciência de que tal acarretaria pesadas consequências para o seu bem-estar futuro. Nenhum destes homens supera D. Afonso Henriques, D. João II, o Marquês de Pombal, Fernando Pessoa, Luís de Camões ou os "ausentes" Nuno Álvares Pereira e Afonso de Albuquerque. Portanto resta assinar em baixo a primeira reacção do inacreditavelmente sereno Jaime Nogueira Pinto perante a totalitária comoção de Odete Santos: foi um concurso, nada mais.

1 Comments:

Blogger Goiaoia said...

Bom, não vi, mas estou mesmo a imaginar. A Odete Santos deve ter feito cá uma fita... Jizas Cráiste mai lórde.

Mas concordo inteiramente com o raciocínio que desenvolves apropósito dos três finalistas. Às alternativas sugeridas acrescentava o Agostinho da Silva (que ficou em vigéssimo primeiro (porreiro, já num tá nada mal).

Mas esta... "cena" faz-me lembrar as eleições da mulher mais bela ou mais séxy ou mais whatever que o americanos da américa promovem volta num volta: E num é que da última vez ganhou a Jennifer Lopez?!?!? Esqueçam as Bacal, Rommys, Monroes... you name it... o sabor do momento é que conta. Num é para levar a sério... afinal, é só um concurso.

o povo é sereno

7:20 PM  

Post a Comment

<< Home

d