Tuesday, January 23, 2007

Segunda reacção à lista de nomeados para os Óscares

Primeiro as boas notícias:
"Dreamgirls" lidera no número de nomeações mas foi excluído das categorias de Melhor Filme e de Melhor Realizador. Além disso, duas das suas oito hipóteses de vencer autoexcluem-se, visto que três composições originais para a tentativa de converter Beyoncé Knowles numa estrela transversal concorrem ao Óscar de Melhor Canção Original. Subsistem fortes probabilidades de sucesso para os secundários Eddie Murphy e Jennifer Hudson mas no final da madrugada de 25 para 26 de Fevereiro não haverá uma repetição do triunfo da atroz mediania de "Chicago".

Depois as notícias assim-assim:
A Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood seguiu a tendência dos restantes "colégios eleitorais" e preferiu "Letters from Iwo Jima" a "Flags of Our Fathers". O primeiro concorre a Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento Original (Ken Watanabe foi o esquecido de serviço) enquanto o segundo queda-se pelas categorias de Melhor Montagem Sonora e Melhor Som (o que não é propriamente um feito para uma longa-metragem repleta de tiros e explosões). Pergunto-me se, bem lá no fundo da sua alma, o americano tranquilo Clint Eastwood concorda com a diferença de acolhimento às suas duas visões da dramática batalha.

E por último as más notícias:
Do lado das suas sete nomeações (duas delas assaz defensáveis, na categoria de Melhor Actor Secundária, para Adriana Barraza e para a rebelde sem causas e também sem cuecas Rinko Kikuchi), "Babel" arrisca-se a ser uma das obras mais indigentes a terminar a cerimónia de entrega dos Óscares com os prémios mais importantes. Com a agravante de Alejandro González Iñarritu também constar da lista de produtores, pelo que poderá distribuir diatribes políticas e deficiente domínio da língua inglesa por dois discursos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

d