Tuesday, December 26, 2006

Terceiro balanço de 2006


O Papagaio Morto tem o prazer de anunciar que o acontecimento do ano foi... a queda de neve em Lisboa. O impensável ocorreu perto das três da tarde de 29 de Janeiro, um domingo frio que tinha uma na manga para aqueles que o viviam. Estava em casa da minha mãe e recebi um telefonema em que ela, prestes a regressar das compras com a minha irmã e a minha sobrinha, me intimou a dirigir-me para a janela mais próxima. Segundos depois estava maravilhado com a improbabilidade do que acontecia. Leve e branca, branca e fria. Telefonei para a minha "better half" para que também ela contemplasse o espectáculo mas a Almirante Reis só mais tarde teve direito aos flocos vindos do Norte que já caíam em Alvalade. Corri para a rua e não tardou a que o meu sobretudo ficasse coberto daquilo que antes só havia encontrado numa mágica viagem à Serra da Estrela. Recordo-me dos gritos da Carolina, ainda hoje convencida ao rever vídeos daquela tarde de que nada se passou além da queda de chuva. E de uma estranha alegria por testemunhar aquilo. Tanto assim que me atrevo a prever que as alterações no clima denunciadas pelo "ex-próximo presidente dos Estados Unidos da América" Al Gore permitirão que dentro de poucos dias volte a nevar em Lisboa, evitando que os netos que espero vir a ter à minha volta tenham de me ouvir relatar todos os anos como numa bela tarde de Janeiro a neve visitou a capital.

P.S. - Claro que houve outro acontecimento do ano. Demorou mais oito meses a verificar-se mas no dia 29 de Janeiro seria mais previsível do que o nevão. Ainda hoje vivo as suas consequências negativas, valendo-me a compensação de ter a consciência tranquila. A corrente era demasiado forte e, com alguma injustiça pelo meio, cumpriu-se o mar. Nada mais do que isso.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

d