Monday, December 04, 2006

Freakanomics aplicado ao futebol à beira-mar plantado

O árbitro Jorge Sousa salvou o futebol português ao não soprar o apito quando o cronómetro marcava 18 minutos no Sporting-Benfica de sexta-feira. E, no entanto, é verdade que Simão Sabrosa ceifou Miguel Garcia na grande área do Benfica, pelo que ficou por assinalar um penálti que teria muito razoáveis hipóteses de resultar no golo do empate para a equipa da casa. Imagine-se ainda pior cenário: o empate servia de estímulo para os onze futebolistas equipados de verde e branco e - no lugar da exibição amorfa que me convenceu a não depauperar o orçamento de Dezembro com a compra de bilhete para o sexto jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões - logo a seguir ocorria a reviravolta no marcador... Qual seria o resultado de o Sport Lisboa e Benfica* ficar a dez pontos do segundo classificado e a doze do líder quando o campeonato nem sequer vai a meio? É fácil de explicar: suceder-se-iam bancadas vazias. No só no Estádio da Luz mas também em todos os estádios por onde o plantel que Veiga amassou teria de passar até às faixas serem entregues a Vítor Baía e aos restantes dragões (versão provável) ou a Custódio, Ricardo e João Moutinho (versão carregada de "wishful thinking"). Graças ao árbitro Jorge Sousa este pesadelo para as contas dos participantes na Bwin Liga foi afastado.

*dotado, segundo os mais optimistas, de uma falange de apoio de seis milhões de portugueses, embora sucessivas sondagens indiquem que o número verdadeiro fica pelos quatro milhões, tendo Sporting e FC Porto cerca de dois milhões de seguidores e havendo muito boa gente (e, além desses, o ministro Mariano Gago) que torce por outros clubes ou está a marimbar-se para mais este ópio do povo.

3 Comments:

Blogger MPR said...

A visão é toldada pelo clubismo. Eu vi o jogo, e não foi penalti. Agora qual dos clubismos tolda mais a visão, o meu ou o teu?

12:03 PM  
Blogger Leonardo Ralha said...

Não foi penálti? A jogada ocorreu precisamente à minha frente lá no estádio. Mas admito que seria uma experiência científica interessante fazer com que pessoas de clubes diferentes fossem sujeitas às mesmas imagens e de seguida descrevessem o que viram...

12:27 PM  
Blogger MPR said...

Mini laboratório, eu e um amigo sportinguista a ver o jogo na televisão. Eu vi o tipo a cair antes de ser tocado e na queda bater na perna do Simão, ele viu o Simão a rasteirá-lo. Também vi uma mão na grande área do Sporting no livre do Simão que foi parar às pernas do Nuno Gomes mesmo no fim da primeira parte. Ele viu bola na mão.

10:43 AM  

Post a Comment

<< Home

d